Não é só a água que tem prazo de validade, o garrafão também!

Desde 2009, os garrafões de água devem vir com prazo de validade gravados no próprio plástico. Acompanhe abaixo a matéria do Jornal Nacional, de 19/09/2009.

Quem compra água mineral precisa ficar atento a mudanças importantes nas embalagens. Os garrafões de plástico passam a ter data de validade, a partir da semana que vem.

Alessandra sempre se preocupou com a limpeza do garrafão antes do uso. Mas nunca pensou em olhar a data de fabricação do galão. “Nem sabia que tinha prazo de data de validade do galão”, diz a dona de casa.

O engenheiro da Unicamp Carlos dos Anjos explica que galões muito antigos, além de serem menos resistentes, podem contaminar a água. “Ele vai se desgastando com as lavagens e criando uma superfície porosa lá dentro que acumula sujeira”, revela.

Três anos de uso é o tempo máximo, segundo especialistas, que um galão aguenta sem sofrer desgastes com transporte, limpeza, estocagem. Por isso, uma portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) determina que este seja o prazo de validade dos galões de 10 e 20 litros de água mineral comercializados no país. A partir da próxima quarta-feira (23), só embalagens com data de validade podem ser vendidas.

“Vai haver fiscalização e o consumidor de certa forma está sendo protegido, afinal de contas água mineral é um produto natural”, garante o engenheiro da Unicamp.

Fonte: Globo.com – Jornal Nacional

Esclarecimento

  1. A venda de água mineral é feita à base de trocas de garrafões, sendo que o cliente deve adquirir o seu primeiro garrafão. Este modelo de comercialização é aceito há muitos anos e comum com outros produtos, como gás em botijão, cervejas e refrigerantes. Os mais velhos se lembram que até leite já foi comercializado desta forma.
  2. A Aguaria Ruffo&Rossi sempre comercializa e troca com os clientes garrafões dentro do prazo de validade e em perfeitas condições.
  3. Da mesma forma como ocorre com garrafas de cerveja, refrigerantes ou botijões de gás, o cliente é proprietário e responsável pelo seu garrafão, sendo que a troca de garrafão no ato da compra da água mineral é inevitável. Por isso, pedimos aos nossos clientes que sempre traga o garrafão vazio nas mesmas condições que nós entregamos. Assim garantimos sempre um bom serviço a todos nossos clientes.
  4. No caso de novos clientes que já tenham um garrafão, aceitamos desde que o garrafão esteja nas mesmas condições com os garrafões que fornecemos. (mesma data de fabricação e estado de conservação)
Aguaria
Author: Aguaria

Posted in Featured, Sobre Água Mineral.